Não percam o show “A história da Imigração Japonesa”, que faz parte do “Festival da Cultura Japonesa” , no dia 18 de maio, às 19h30, no Bunkyo Mogi das Cruzes (Rua Presidente Campos Sales, 230, Vila Industrial, Mogi das Cruzes)
A história da imigração japonesa no Brasil será o tema do próximo show do Festival da Cultura Japonesa. O convite é cinco quilos de arroz ou feijão e deve ser retirado no dia anterior ao show (17 de maio) no Bunkyo (endereço acima). Todos os alimentos arrecadados são doados a instituições sociais da cidade.
O espetáculo contará com encenação e apresentações musicais. Por meio de músicas que marcaram cada época nos 110 anos de imigração japonesa no Brasil, os cantores nikkeis Sergio Harumi Tanigawa, Angelaisa Gote Toyota, Takeshi Nishimura e Karina Akemi Ito contarão como foi a chegada dos primeiros imigrantes no país, a adaptação e destacar a importância da amizade entre os dois países.
A apresentação e produção do evento é do artista nikkei Kendi Yamai
De acordo com o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda, o Festival da Cultura Japonesa comemora a amizade entre Japão e Brasil e contribui para a continuidade das tradições orientais entre os descendentes.
“A imigração japonesa para o Brasil foi muito importante para os dois países, de um lado por oferecer abrigo a quem fugia da guerra e por outro por receber contribuição em diversas áreas. Por isso, sempre comemoramos a data”, detalha. “E essa celebração também contribui para difundir a cultura japonesa entre os brasileiros que não conhecem e a manter as tradições entre os descendentes mais jovens”, completa.
Financiamento
O Festival da Cultura Japonesa é financiado pela LIC – Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que permite que pessoas físicas e empresas destinem até 20% dos valores pagos à Prefeitura por meio do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Serviços (ISS) para patrocínio de eventos culturais de Mogi. A festa ainda é financiada por meio das empresas: Grupo Samed, Château Ma Vie, Braz Cubas, Transportadora Turística Natal, Cetal e Nachi.
Os shows do Festival têm acontecido desde 2017. Em dezembro, o show foi com os cantores Joe Hirata e Karen Ito, que encantaram o público com músicas tradicionais japonesas. Em fevereiro, o tema do espetáculo foi “110 anos de amizade BR-JP” e contou com o grupo de dança Saiko Yosaki Soran e das cantoras Jane Ashihara e Susana Sano.
O último show, em março, contou com a alegria da dança da província de Okinawa. Se apresentaram os grupos de dança e taiko Saito Satoru Ryubu Dojo, Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Seinen Santa Clara e Santo André, além da cantora Bruna Oshiro. Informações pelo telefone 4791-2022.



