O Bunkyo – Associação Cultural de Mogi das Cruzes possui sede própria na área de 5 mil metros quadrados, na Rua Presidente Campos Salles, 230, na Vila Industrial, que iniciou sua construção em 1977.
No local foi construído, em 1985, o mausoléu em homenagem aos pioneiros da imigração japonesa e, no ano seguinte, a Casa dos Estudantes, com apoio da Jica – Agência de Cooperação Internacional do Japão. Lá chegaram a ficar abrigados mais de 80 estudantes, filhos de agricultores, que cursavam a faculdade à noite e preferiam permanecer na região central da cidade a terem de se deslocar de volta para a casa, a maioria na zona rural, já que os meios de transporte eram escassos na época.
Ainda na sede da Rua Presidente Campos Salles está localizado o salão social, com capacidade para 200 pessoas, que recebe os mais diversos eventos, incluindo almoços e jantares beneficentes com pratos típicos da culinária japonesa (como o Sukiyaki e Yakissoba), reuniões entre os associados, confraternizações, entre outras importantes celebrações da comunidade.
No salão social também é realizado os treinos de tênis de mesa e as reuniões do Bunkyo Empresarial.
O espaço está disponível para locação de eventos de terceiros. Fale conosco pelo telefone: 4791-2022 (Whatsapp).
No ano de 1983, com ajuda de Toyama, cidade-irmã de Mogi das Cruzes, o Bunkyo adquiriu o terreno de 250 mil metros quadrados que abriga o Centro Esportivo, na Avenida Japão, 5.919, no bairro da Porteira Preta.
O local sedia eventos sociais e culturais, além da prática de diversas modalidades esportivas. É lá que acontece anualmente o festival Akimatsuri, tradicional evento da comunidade japonesa.
Na área também fica o ginásio de esportes, construído em 1994 com doação do empresário Fumio Horii, que dois anos depois também doou o campo de beisebol existente no local. Na área esportiva, o Bunkyo comanda atividades como beisebol, atletismo, judô, kendô, mallet golf, gateball, futebol de salão, entre outras. Em 2023, passou por uma reforma total do piso.
O espaço está disponível para locação de eventos de terceiros. Fale conosco pelo telefone: 4791-2022 (Whatsapp).
Como a educação sempre esteve entre uma das principais preocupações da comunidade japonesa, foi fundada em 8 de setembro de 1956 a Associação de Professores de Língua Japonesa, inicialmente presidida por Taizo Nagata. Atualmente, há 25 escolas de ensino do idioma na cidade, sendo 18 ligadas à associação e as demais particulares ou escolas de inglês que também ensinam o japonês. Ao todo são 550 alunos e 25 professores.
Com apoio da Jica – Agência de Cooperação Internacional do Japão, em 1998, a comunidade construiu a Escola Modelo de Língua Japonesa, que iniciou as aulas em 3 de agosto do mesmo ano, na sede do Bunkyo localizada na Vila Industrial.
Desde então, mais de mil alunos já aprenderam o japonês lá. Hoje, há o curso de japonês normal (para iniciantes, nível intermediário e avançado), classe para crianças, aulas à noite e aos sábados, curso para tradutores e de japonês para negócios, entre outros, para atender as necessidades de quem deseja aprender ou aprimorar o japonês. Atualmente, o quadro de professores é formado por nove educadores, que lecionam para 130 alunos na escola que é referência em Mogi das Cruzes e toda a Região do Alto Tietê.
Os projetos culturais realizados pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes e Associações ligadas tem o apoio e financiamento da LIC (Lei de Incentivo à Cultura) da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Preservar e divulgar a cultura japonesa na região de Mogi das Cruzes por meio da cultura, educação, esportes, social, agricultura e turismo.